Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Página inicial > Últimas Notícias > REVITALIZAÇÃO DOS ITENS DO ACERVO DO MUSEU MILITAR DO CMS
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

REVITALIZAÇÃO DOS ITENS DO ACERVO DO MUSEU MILITAR DO CMS

  • Publicado: Terça, 02 de Março de 2021, 13h35
  • Última atualização em Terça, 27 de Julho de 2021, 13h13

             Em meados de janeiro de 2021, o 8º Batalhão Logístico começou a realizar a revitalização do acervo do Museu Militar do Comando Militar do Sul (CMS), situado no Centro Histórico da capital rio-grandense. A recuperação desse valioso material, do ponto de vista cultural, composto por: viaturas blindadas, peças de artilharia, armamentos e diversos outros meios militares históricos, é parte fundamental do projeto de renovação desse importante museu do Rio Grande do Sul, ora em curso.

                A missão foi recebida pelo Batalhão em novembro de 2020, quando o Comando do CMS determinou que fosse planejada a revitalização dos diversos itens existentes no museu. A partir daí, uma equipe do 8º Batalhão Logístico passou a realizar o estudo de situação para o levantamento dos custos para a repintura geral das peças, com destaque para uma densa pesquisa histórica. Com base nesta, foi gerado um Caderno de Planejamento, que elencou imagens (atuais e antigas), bem como gravuras e descrições das peças sendo utilizadas pelo Exército, ao longo da História. Deste modo, foi possível estimar o quantitativo de tinta e acessórios que seriam efetivamente utilizados na missão. Uma dificuldade que se apresentou foi a falta de tintas na tonalidade exata demandada por determinadas peças a serem revitalizadas, o que levou a solução de realizar a composição computadorizada dessas tintas especiais.

                Na execução da pesquisa, buscou-se a reprodução, o mais original possível, da pintura de época e da correta aplicação de: emblemas, símbolos, numerações e nomenclaturas. Dentre os destaques do acervo, destacam-se: um canhão holandês do século XVII (contemporâneo da luta contra os holandeses), armamentos e viaturas da Força Expedicionária Brasileira - FEB (com destaque para um canhão de montanha das tropas alpinas alemãs, capturado pelos brasileiros em combate, provavelmente na Região de Castelnuovo, em março de 1945) e blindados de épocas variadas (como o famoso Carro de Combate Sherman, de fabricação norte-americana). Mais que uma simples missão, o 8º Batalhão Logístico considerou a revitalização dos itens desse espaço cultural como uma rara oportunidade, não só para treinar seus militares (inclusive culturalmente), mas sobretudo por significar, quando pronto, a oferta para a sociedade porto-alegrense de um espaço nobre, digno de sua história repleta de tradições e glórias.

 

 

Fim do conteúdo da página