Missão
a. Proporcionar, em combate, apoio logístico nas funções de recursos humanos, manutenção, suprimento, saúde, transporte e salvamento às Organizações Militares da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, e a outras diretamente subordinadas/vinculadas ao Comando Militar do Sul, à 3ª Região Militar (3ª RM) e à Brigada de Artilharia Antiaérea, representada pelo 3º Grupo de Artilharia Antiaéreo (3° GAAAe).
b. Proporcionar, em tempo de paz, apoio logístico por meio do recebimento, do romaneio e da distribuição de suprimento das Cl II (Material de Intendência), III (combustível), V (Armamento e Munição), VIII (Material de Saúde) e IX (Material de Motomecanização); por meio de manutenção de 2° e 3° escalões de itens das Cl II, V, VI e IX; e por meio de transportes de materiais (de diversas naturezas) e de pessoal, na área compreendida pelas cidades de Porto Alegre, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Nova Santa Rita, General Câmara, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Butiá, Pelotas e Rio Grande. Além disso, o Batalhão apoia diversas Unidades e Subunidades (U/SU) no suprimento de Cl III (combustível), reabastecendo as suas respectivas viaturas (operacionais ou administrativas), em trânsito na Guarnição de Porto Alegre.
c. Cooperar com o Comando da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada (8ª Bda Inf Mtz), na consecução da missão constitucional do Exército Brasileiro, em sua área de atuação.
d. A fim de contribuir para a defesa da Pátria:
1) participar na dissuasão de ameaças aos interesses nacionais; e
2) em situação de guerra ou conflito externo:
- Conduzir, em sua área de responsabilidade, a campanha militar terrestre para derrotar a força adversa que agredir ou ameaçar a soberania, a integridade territorial, o patrimônio e os interesses vitais do Brasil.
e. A fim de contribuir para a garantia dos poderes constitucionais, da lei e da ordem:
- manter-se em condições de ser empregado, em sua área de responsabilidade, na forma da lei, em situação emergencial e temporária, após esgotados os instrumentos destinados à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, relacionados no art. 144 da Constituição Federal.
f. Ficar em condições de participar de operações internacionais, de acordo com os interesses do País.
g. Formar Oficiais e Sargentos Técnico-Temporários; qualificar Cabos e Soldados (Cb e Sd) nas Qualificações Militares (QM) de logística, conforme interesses de Organização Militar da Guarnição; e conduzir o Estágio de Instrução Preparatório para Oficiais Temporários (EIPOT) do Curso de Intendência do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre (CPOR/PA).
h. Alojar e alimentar militares em trânsito, provenientes de outras Guarnições.
i. Executar inspeção técnica de material bélico (acrescido de apoio direto) nas Unidades e Subunidades (U/SU) apoiadas por área.
j. Prestar apoio em serviços gerais às Unidades e Subunidades (U/SU) da Guarnição de Porto Alegre, quando for o caso.
k. Missão–síntese: “Contribuir com a execução da logística terrestre tática, prestando o correspondente apoio, por área, às U/SU desdobradas na porção Leste do Rio Grande do Sul”.
Redes Sociais